Publicado em: segunda-feira 05 dezembro, 2011

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA EMPREENDER

Fernanda Pena Consultora. Administradora com especialização em Marketing. Desenvolvedora de Conteúdo para web. Diretora-Executiva da empresa Nogueira Fernandes Consultores.
Portal – Fernanda, qual o seu foco de trabalho atual?
Fernanda Pena – Atualmente estou dedicada ao desenvolvimento de uma prática que resume-se ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas com base nas competências da empresa – equipe e dirigentes -, que deverão estar alinhadas com o tipo do negócio, seus objetivos e metas.


Portal  Quais são os problemas mais comuns encontrados na gestão de pequenas e médias empresas?
Fernanda Pena – Cito três: falta de preparo para disputar o mercado, isto é , pouco ou nenhum conhecimento sobre o tipo de negócio escolhido; falta de capital para investimento em pessoal, tecnologia, conhecimento e melhoria de processos, e perfil comportamental / cognitivo incoerente com o tipo de negócio. Uma vez, um participante de um curso de organização do trabalho focado em creches, disse que estava ali para conhecer mais um pouco sobre o assunto, pois ele ainda não tinha decidido se abria uma pet-shop ou uma creche!… Tudo bem, todos querem ser donos do seu próprio nariz, mas abrir as portas para um mercado que não se conhece é loucura total. O perfil do dono do negócio é determinante para o sucesso (ou não) da empreitada. Muitos têm uma “grande idéia”, abrem de qualquer jeito e naufragam. Muitos conseguem um dinheiro extra e depois, despreparados, fecham. Existem, ainda, outras variáveis: há pessoas que dispõem de capital, conhecimento e naufragam por causa do seu perfil, do estilo pessoal, do perfil psicológico, há um número infinito de causas. Tudo isto nos leva a uma conclusão: é necessário fazermos uma análise geral de viabilidade do negócio que desejamos iniciar, do capital de que dispomos para investir, do conhecimento que temos sobre o negócio, do segmento de mercado em que vamos ingressar e do perfil que possuímos, se é coerente ou incoerente com a empreitada que vamos assumir?


Portal  Quais competências você considera necessárias para que o dono de seu próprio negócio tenha sucesso?
Fernanda Pena – Teríamos que fazer uma lista enorme! Em primeiro lugar, vamos simplificar e traduzir competências por capacidades. Hoje, qualquer profissional, seja de apoio, nível gerencial ou dirigente, deve possuir um elenco considerável de competências (capacidades) e habilidades. A concorrência e a aglutinação de empresas menores, com outras maiores, abre muitas possibilidades e recursos para pequenos empresários. A concorrência exige muito de todos, em qualquer escalão. Conhecimento e flexibilidade para transitar confortavelmente entre mudanças constantes, são fundamentais. Também são de importância capital as capacidades administrativas de análise e decisão, liderança, planejamento, pensamento estratégico, capacidades comportamentais e cognitivas. Quanto mais preparo, melhor.


Portal  Na sua opinião, o que mais prejudica o desenvolvimento do empreendedor que abre seu próprio negócio?
Fernanda Pena – A dificuldade de acesso a meios de financiamento. Quando esse acesso é facilitado, o desconhecimento do mercado em que se vai atuar representa um fator de risco altíssimo.


Portal  Quais áreas de conhecimento são importantes para gerir um negócio?
Fernanda Pena – A específica em primeiro lugar, complementada por administração e seus desdobramentos, marketing de serviços e de produtos, comunicação, logística, contabilidade, finanças, inteligência de mercado, legislação de impostos e tributos e comércio exterior quando for o caso. A verdade é que conhecer um pouco de tudo só ajuda. Tendemos a não ter interesse por áreas que não se identificam com nosso perfil. Por exemplo: Um psicólogo não tem identificação com aspectos administrativos, financeiros, contábeis, mas se pretende ter a sua própria clínica, deverá manter-se informado, pelo menos, do mínimo. É preciso interpretar um balanço, fazer previsões orçamentárias, analisar custos, verificar impostos e tributos… É claro que outra pessoa poderá estar incumbida de tais detalhes “aborrecidos”, mas temos que estar atentos e conseguir questionar algumas coisas com conhecimento de base. Há pouco tempo fui chamada para avaliar o material de divulgação de um empreendimento da área de estética e beleza que, monitorado, estava dando retorno quase zero. Quando o ví, imediatamente associei a imagem a uma peça publicitária para divulgar uma loja de decoração. A solução foi modificar (adequar) texto e imagens das peças posteriores, ou seja, gasto extra.


Portal  É impossível alguém saber de tudo – qual é a solução?
Fernanda Pena – Ler, estudar, pesquisar, procurar manter-se informado, o máximo possível, quanto às melhores práticas do seu ramo de negócio e áreas de conhecimento que tangenciam o segmento. Adoraria ter tempo para ler um bom romance. Um dia, quando e se me aposentar, vou ler um romance por dia!


Fernanda Pena Consultora. Administradora com especialização em Marketing. Desenvolvedora de Conteúdo para web. Diretora-Executiva da empresa Nogueira Fernandes Consultores. E-mail:fernanda.pena@terra.com.br

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